segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Uma partida de futebol!

Ir ao estádio assistir a um jogo de futebol é sem dúvidas um momento inesquecível tanto para quem vai pela primeira vez, como para aquele torcedor que está em todos os jogos apoiando seu time. A movimentação ao redor dos estádios, o grande número de pessoas circulando e todos indo ao mesmo lugar, os cantos das torcidas, a tensão que sucede os momentos iniciais e finais da partida, o momento do hino nacional e em alguns estados o hino estadual, o apito do juiz, todos são elementos marcantes e fascinantes que só uma partida de futebol pode proporcionar, mas nada se compara ao momento em que o estádio treme com o gol, que logo após é embalado por canções e canções de apoio ao time.

Ao entrar num estádio as atenções se dividem entre as músicas das torcidas, coreografias, bandeiras, o jogo, a atuação do juiz, lances de ataque e defesa, dentre outras coisas, mas enfim, o verdadeiro sentido desse post é falar das canções que embalam os times de futebol durante os jogos. Milhares de pessoas cantando a mesma música, formando um imenso coro e buscando incentivar ou intimidar os jogadores dentro de campo.
Assistir a um jogo de futebol sem o som da torcida, sem as músicas que elas cantam é algo que deixaria com toda a certeza o espetáculo um tanto quanto chato.

As torcidas fazem parte do grande show que é um jogo de futebol e eu diria até que são essênciais para o charme desse esporte. Assistindo o primeiro jogo da semi-final da Taça Libertadores da América, entre Internacional e São Paulo, fiquei arrepiado só de escutar pela TV a torcida do Internacional cantando, buscando incentivar o time... Assim como no final do ano passado a torcida do Flamengo com mais de 80mil torcedores fizeram ecoar pelos arredores do Maracanã as canções de incentivo ao time.

Além das torcidas, muitos músicos tem o futebol como fonte de inspiração para várias canções, tomem como exemplo artistas como: Jorge Ben Jor, Marcelo D2, O Rappa, Skank, Wilson Simonal, dentre outros.

O futebol sem música não teria a mesma graça, o mesmo charme,e não seria um espetáculo tão grandioso como é quando tem a presença desta.


Deixo claro que não sou torcedor do Inter, muito menos do Flamengo.





7 comentários:

  1. Assim como você ir em um estádio ver um jogo de futebol é uma mesma alegria ir a um show, onde vc canta, pula e etc... Ótimo blog, obrigado pelo acesso em meu blog (www.gabrieltododia.blogspot.com) espero que acompanhe meu blog. Vou acompanhar o seu(estou seguindo) :D
    Abraços !

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não tive a oportunidade de presenciar uma partida de futebol. Deve ser realmente contagiante. O que tira a beleza desse momento são algumas pessoas (que ao meu ver não são torcedores e sim loucos), que não sabem ao certo diferenciar admiração de vandalismo.
    E, de fato, a música não anima só as partidas de futebol, e sim a vida. Afinal, o que seria dela sem a música para dar-lhe uma trilha sonora?

    Abraço.

    http://emsimplespalavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que assistir um jogo de futebol é tudo isso que vc falou e mtu mais. Tem que ser um espetaculo, barulho, musica, comida e mesmo que tenha vandalismo, olha o mundo não é perfeito né e não dá para educar cada ser humano, no fim das contas o que conta é a emoção de ser um torcedor, se reunir com amigos e ter um momento de alegria.
    se vc quiser conhecer meu blog: www.catincollege.blogspot.com, um blog sobre a irlanda, a minha vida e o meu post tb fala sobre esporte, mas um q eh bem diferente do futebol haha!
    abss!

    ResponderExcluir
  4. Eu nãoo sou mto fã de ir nos jogos porque tem taradões e as musicas quase todas tem palavrao! auhauhauhaha brinacdeira! Gostei do poost, i concordo contigo! Eeeh mtooo legal ver a torcida cantando e dando mó força pro time, até quando ta perdendo! ^^

    Nos jogos, só tenho peninha do juiz, tadinho! uauhauhuha

    parabeens pelo blog : ]

    ResponderExcluir
  5. Fui poucas vezes a um estádio para assitir jogo de futebol, a torcida é emocionante, mas eu gostaria de ir a uma final de campeonato de dois time grandes.

    ResponderExcluir
  6. Você falou tudo nesse texto cara, a emoção que se sente dentro de um estádio de futebol é indescritível e até mesmo nos seus arredores pouco antes do inicio da partida, principalmente quando se está acompanhando o time do coração! Ver um gol do seu time é algo incrivel, pessoas se olham e comemoram até mesmo trocam abraços de felicidade sem nunca terem se visto, é incrivel e lindo! Não pude deixar de elencar a lei recentemente sansionada em que a torcida não pode mais levar instrumentos e xingar palavrões dentro dos estádios que de certa forma é uma censura, censura a nossa naturalidade de torcer. Pouca coisa é capaz de fazer as pessoas felizes sem prejudicá-las hoje e o futebol, uma bela partida de futebol assistida com todo o vigor possível e paixão cabível, para quem admira... não há melhor!

    Abraços,

    www.catarseonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Sou apaixonada por futebol, mas uma das minhas frustrações é nunca ter assistido a uma partida de futebol no estádio. [Moro no interior¬¬]
    Se em casa pela tv, a gente grita, chora, torce, reza.. imagine em um estádio com todo aquele povo movido pela mesma paixão?
    É de tirar o folego, e deve ser uma das melhores sensações desse esporte magnifico.
    E to contando os dias pra ir assistir ao meu primeiro jogo, e do melhor jeito, na torcida do meu time :)

    ps: parabens pelo post, ja disse que adoro esse blog? =D

    ResponderExcluir