sexta-feira, 18 de junho de 2010

Vendas de CDs despencam!


A internet vem sendo a grande vilã das bandas quando o assunto é venda de CDs. A facilidade de encontrar e fazer download de álbuns na rede, faz com que as bandas vendam cada vez menos CDs, além disso, os CDs atualmente estão caros.

Fazendo um rápido comparativo, o relançamento de Exile on Main Street, disco de 1972 dos Rolling Stones, vendeu 76mil cópias, de acordo com a Nielsen Soundscan, chegando ao segundo lugar do top 10 de vendas nos Estados Unidos. No início da década de 2000, uma banda com menos de 100mil cópias vendidas não entrava no top 10. Provavelmente, e guardadas as devidas proporções, o álbum dos Stones, se fosse lançado no ínicio da década e mantivesse o mesmo número de cópias vendias atualmente, apareceria entre a 15° e 20° posição.

Além disso, os números estão muito abaixo dos recordes de vendas. O grupo N'Sync, em março de 2000, estabeleceu o recorde de vendas semanais no Estados Unidos, chegando a 2,4 milhões de cópias do álbum No Strings Attached. Na época Britney Spears e o rapper Eminem chegavam a vender mais de 1 milhão de cópias logo após lançar álbuns.

Fonte: The New York Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário