quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Nomeando uma banda!!!

Dar nome a uma banda não é das tarefas mais fáceis. Por incrível que pareça nomear uma banda é uma das coisas mais difíceis de se fazer. O nome tem que ser orginal, ter personalidade, ser praticamente uma extenção do som da banda, da performance de palco dos músicos e ter uma sonoridade muito boa (isso é o mais importante), dentre outras coisas. Você já parou para reparar nos nomes das bandas que estão por aí? É comum encontrar nomes bem estranhos pelo mundo a fora e normalmente por trás desses nomes tem toda uma história.


Você já reparou como tem banda que usa cores em seus nomes? Alguns exemplos: Barão VERMELHO, GREEN Day, The WHITE Stripes, BLACK Sabbath, RED Hot Chili Peppers, PINK Floyd, Deep PURPLE, YELLOWcard, dentre outras...

Você já parou para refletir sobre os nomes das bandas? Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, Pearl Jam, Pink Floyd, Rage Against The Machine, Gun´s 'N' Roses, AC/DC, Pão de Hamburguer, Aborto Elétrico, Capital Inicial, Jota Quest, Sepultura, Kiss... O que querem dizer esses nomes? Alguns nomes fazem sentido se analisarmos o contexto histórico e cultural, outros são apenas nomes que deram certo.

11 comentários:

  1. Caramba é verdade ! Eu só reparei, o nome Legião Urbana, mas só isso ! Bom post e blog, parabéns !
    Abraços,

    www.gabrieltododia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. fora as bandas q mudam de nome e ae sim começam a dar certo

    ResponderExcluir
  3. Verdade '-'
    Muito foda seu texto
    continue assim.

    ResponderExcluir
  4. é dificil mesmo! cada nome sem graça tb, siglas e números, q feio!

    ResponderExcluir
  5. O que me faz pensar quando se pensa em nomes para as bandas, são as brigas e digladiações que acontecem até que se bata o martelo.

    ResponderExcluir
  6. vim retribuir tua visita ! agradeço seus otimos comentarios no meu blog, realmente: procuro encarar as situações cotidianas com bom humor, que é uma maneira de fazer uma critica social e entender melhor a natureza humana!

    Quanto a sua postagem, realmente os nomes das bandas sao um misterio ! alguns são bonitos mas não dao certo, outros emplcam: veja esse YES ! Quer coisa mais simples? mas por outro lado traz uma idéia muito positiva!
    talvez se esse grupo tivesse sido criado na era do PUNK seu nome seria NO ! como protesto ! rssss
    pois é a epoca influencia muito os nomes!

    parabens, continue na luta
    Ibere
    http://ibererestivo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Em algumas eu reparo sim e procuro até saber o motivo da banda ter recebido esse nome. É interessante saber, por trás elas podem esconder significados muito fortes ou no mínimo interessantes.

    ResponderExcluir
  8. Verdade. Esses nomes de banda sempre me intrigaram. Há um tempo atrás, fui emn um show de uma banda, que se chamava "Viva Rock"

    Quando vi o nome, pensei: "Deve ser uma banda que aprova o rock, e toca musicas relacionadas a isso". Mas para minha surpresa, quando a vi pela primeira vez, o cantor dela era sertanejo. Fiquei estarrecido com tanto mistério. O que será que queria dizer aquela mistura toda?

    Até hoje tento entender o que quer dizer aquela tal de "Viva Rock", com um cantor sertanejo. Um dia, quem sabe eu compreenda

    ResponderExcluir
  9. Nomear uma banda é uma operação que depende muito do contexto.

    Nos casos que eu opinei em nomes de banda, liguei meu modo James Joyce e fui fundo no abismo do fluxo de consciência.

    ResponderExcluir
  10. nomear qualquer coisa já é dificil banda entãon deve ser pior ainda!

    ResponderExcluir