sábado, 31 de julho de 2010

Aulas de história através da música!!

A música além de ser uma forma de entreterimento sempre foi muito usada como forma de expressar ideias e ideais. É bastante comum escutar músicas de protestos que buscam divulgar ideais políticos e alertar a sociedade contra a politicagem e ou politicalha. Música, assim como qualquer outra arte, é uma maneira que artistas encontram para expressar sentimentos de revolta, momentos marcantes da sociedade e difundir ideias.

No rock nacional é normal encontrarmos músicas que vão contra os políticos de Brasília. Composições como "Zé Ninguém" do Biquini Cavadão; "Vossa Excelência" dos Titãs e as lendárias composições do Cazuza como "O Tempo Não Para" e "Brasil", são algumas que mostram a revolta e a difusão de ideias políticos.

Certas composições são um reflexo daquilo que acontece no dia-a-dia da sociedade. Na década de 60, Chico Buarque e Gilberto Gil mostraram que não estavam contente com o Regime Militar e compuseram "Cálice", claro que o protesto estava nas entrelinhas devido ao fato de haver censura militar.

Na década de 70 John Lennon escreveu "Imagine", uma música que refletia todo o sentimento daquela época, um mundo sem fronteiras e todo aquele ideal hippie.

Já na década de 90 Renato Russo e a Legião Urbana mostravam toda a revolta contra o sistema capitalista e político, além de mostrar realidades vividas pelo povo brasileiro. Músicas como "Geração Coca-cola" e "Faroeste Caboclo" marcaram época.

A lista de músicas e artistas poderia ser muito mais extensa e o post ficaria gigante, mas a intenção é mostrar o quanto podemos entender o momento da sociedade apenas escutando música.

10 comentários:

  1. a musica esta em nossas vidas...de alguma forma ela faz parte...tanto no amor, no odio, alegria tristeza... a musica sempre tem seu papel importante...

    ResponderExcluir
  2. "Sem música, a vida seria um erro", e é com ela que podemos contar para expressar tudo se sente, inclusive quando a política não nos convém. Gostei do post, mas como você já disse, só pecou por ser curta, já que existem outras obras das músicas de protesto. Mas gostei da abordagem sobre contexto histórico, e as músicas dizem muito sobre.

    Parabéns e abraços!
    http://diariodeumditador.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. fazer relações desse tipo é sempre bom :)

    O post está ótimo, gostei...
    O blog também ^^

    ResponderExcluir
  4. Cheio de razão, porém acho perigoso quando gerações posteriores se inspiram em críticas anteriores e de certa forma guardam rancor de coisas que nem mesmo viveram.
    Bom blog, parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Sim, sem levar em conta dos tempos mais antigos, lá pelo período medieval, barroco, renascentista... Adoro a história da música e em que isso interferena sociedade.

    ResponderExcluir
  6. Post muito interessante.
    A sociedade e a música sempre caminharam juntas, não só como forma de expressão, mas tambem como forma de revolução.
    O que seria de nós se não houvessem pessoas visionárias que 'cantassem' ao mundo os seus ideais?
    O que seria de nós se não houvessem a tropicália, o rock'n'roll, o blues... =]
    'música é vida', e com certeza seriamos bem mais monótonos - e menos evoluídos- sem ela!

    e hãn.. parabéns pelo blog, post, etc :)

    ResponderExcluir
  7. Mto bom. a musica reflete o momento histórico vivido pelas pessoas e através dela dá pra se fazer um relato mesmo daquilo que está acontecendo!!
    http://naosentindo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante saber a historia de algumas musicaas!!
    Tenho muita admiração pelas bandas que citou:cazuza,beatles...
    blog muito legal ^^

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante o artigo. Realmente a interdisciplinaridade é fato. Nós, professores, que criamos a divisão entre assunto para facilitar nossas vidas. Valeu!

    ResponderExcluir
  10. mto bom o post
    e cultural. =D

    pela q as "bandas" hj em dia nao se preocupam tanto em protestar, falar, brigar pelo q acham certo, preferem falar sobre a menininha q os deixou ¬¬'
    lamentavel

    ResponderExcluir