quarta-feira, 2 de junho de 2010

LP's, o retorno!

Em meio as novas mídias como o mp3, cds e dvds, os discos de vinil voltam a ganhar espaço e têm aumento significativo nas vendas. De acordo com a Associação Fonográfica Portuguesa (AFP), os "bolachões" ganharam espaço no mercado, assim como o download de músicas pela internet, enquanto os CDs vêm perdendo lugar nas prateleiras.
Segundo dados da Associação da Indústria Fonográfica Americana (RIAA), só em 2007 foram comercializados mais de 1 milhão de discos de vinil nos Estados Unidos, chegando a um aumento de 36% nas vendas, e uma arrecadação de aproximadamente $23 milhões de dólares no ano.
Os LP's vistos por muitos como uma mídia em extinção, e objeto de colecionadores, voltam com força para o mercado e mostram que ainda existem pessoas que preferem os "bolachões", mesmo após o surgimento de novas mídias. Apesar de ser inferior na qualidade sonora e ocupar um espaço bem maior que um mp3, por exemplo, os discos de vinil carregam todo o charme de uma época de grandes nomes da música mundial.
E aproveitando esse fato, algumas bandas estão recorrendo a gravações em todos os formatos para assim tentar conquistar público e ter algo diferente para oferecer a seus fãs. Sea of Cowards, o segundo álbum do Dead Weather, projeto paralelo de Jack White, do White Stripes, foi lançado em CD e em LP, e ao que parece, a versão LP agradou bastante os fãs.

Um comentário:

  1. Dizer que o Vinil tem qualidade inferior? Precisa rever e observar sons do Vinil e do CD. Tudo bem que o Vinil é suscetível aos arranhoes e chiados com o passar do tempo. Precisa-se de observar com mais clareza e realmente postar texto com mais certeza. Procure um produtor renomado e pergunte qual deles tem a qualidade sonora melhor. Sem sombra de duvidas ele vai dizer que é o Vinil. Você pode ver no que você mesmo escreveu sobre o Album Sea of Cowards agradou bastante aos fãs a versão LP. Posso dizer até que o LP agradou mais do que a versão CD. Agora a praticidade no LP aí é quase Zero se não for realmente Zero. O que um CD ou Pen-drive com MP3 seja melhor neste caso. Mas sucesso aí! Sóstenes. sostenessf@yahoo.com.br

    ResponderExcluir