quarta-feira, 21 de julho de 2010

Analisando Los Hermanos!!

Los Hermanos é uma banda que trouxe muitas influências boas ao rock nacional; um som que mistura samba, rock, mpb, ska e bossa nova e que conseguiu apresentar um diferencial com relação as outras inúmeras bandas de rock brasileiro.

A banda originalmente formada por Marcelo Camelo, Rodrigo Amarante, Rodrigo Barba, Bruno Medina e Patrick Laplan, em seus quatro CDs lançados, apresentou um som com cara de Brasil, com jeito brasileiro e com a vibração que as músicas "pedem".

Los Hermanos, o primeiro CD, lançado em 1999, foi responsável pelo trabalho mais bem sucedido da banda. Nesse álbum estão os hits mais conhecidos pelo grande público, "Anna Júlia" e "Primavera". Apesar de ter levado a banda ao estrelato, vendendo mais de 350mil cópias, é um álbum que não tem nada a ver com o Los Hermanos da primeira década dos anos 2000.


A virada do milênio fez bem a banda carioca, que em 2001 lançou o álbum "O Bloco do Eu Sozinho", um CD bastante diferente do primeiro. Apesar de ná época em que foi lançado ter sido considerado o melhor álbum de música brasileira por muitos críticos, o "Bloco" vendeu apenas 35mil cópias, ficando bem abaixo do primeiro CD da banda. Músicas como: "Todo Carnaval Tem Seu Fim", Retrato Pra Iáiá", "Sentimental", são consideradas clássicos da banda. Nesse álbum a banda mostra a capacidade de "dar" a música o que ela "pede". Os arranjos deste álbum e dos demais que vieram pela frente formam uma composição única, algo que dá prazer em escutar.


Em 2003 a banda lança o terceiro álbum gravado em estúdio, Ventura, que para a maioria dos fãs é o melhor CD da banda. O Ventura rendeu ao Los Hermanos uma posição entre os 100 álbuns mais influentes da música brasileira, lista esta elaborada pela versão brasileira da Revista Rolling Stones. Nesse CD estão músicas como "Samba a Dois", "O Vencedor", "Cara Estranho", "Último Romance", dentre outras músicas boas. Esse álbum desperta o prazer em ouvir música.


E em 2005 sai aquele que seria o último álbum até então. Intitulado "4", o álbum traz músicas como: "O Vento", "Paquetá", "Morena", "Condicional", e alcança a marca de 50mil cópias vendidas, ganhando assim o disco de ouro. É um álbum tão bom quanto O Bloco do Eu Sozinho e o Ventura.


Los Hermanos apresenta em sua história quatro álbuns, porém apenas três mostram o som e a proposta de inovação que a banda apresentou. Não muito conhecida, ou conhecida apenas pelo hit "Anna Júlia", a banda é uma das mais influentes do rock nacional. Uma música com a cara e o jeito brasileiro.

3 comentários:

  1. Cara eu gosto muito deles... tenho os 4 albuns e não me canso de escuta-los!! eu nao concordo com vc em relação ao primeiro... acho que foi bom sim!! mas é aquilo cada um tem uma opinião!! se quiser dá um pulinho no blog http://camillaagomes.blogspot.com/ bjinhos!!

    ResponderExcluir
  2. ADORO eles!
    Vencedor, Primavera, e claro, Ana Julia...rs

    Beijinhos

    ---
    www.jehjeh.com

    ResponderExcluir
  3. Concordo, em partes com sua análise, Rafael. Acho que o primeiro CD possui músicas muito importantes, como por exemplo, Pierrot. Já se atentou para o sentido da letra? É muito boa...
    Estou construindo um blog com análise e interpretação das canções dos Hermanos. Se puder passa lá me comente.

    Até mais.

    Amorim

    ResponderExcluir