Com canções que mostram a realidade vivida e a dificuldade passada por seus conterâneos e familiares em Exu-PE, Luiz Gonzaga torna-se junto com Lampião, Maria Bonita, Padre Cícero, uma das personalidades mais importantes do nordeste brasileiro.
Um dos maiores representantes do nordeste, foi através de seus 69 anos de carreira musical que Gonzaga mostrou ao Brasil e ao mundo a cultura nordestina, trajando a típica roupa de nordestino, semelhante à usada por Lampião e com o clássico chapéu de couro, foi que Gonzagão fez história na música nacional e internacional, tornando-se o Rei do Baião e fazendo com que as atenções se voltassem para uma parte do país até então esquecida por muitos, o nordeste.Influenciando gerações de músicos, Gonzaga é reconhecido até os dias de hoje, 21 anos após sua morte, pela simplicidade com que tocava e compunha suas canções. Sempre muito simples Gonzagão fez parcerias importantes na música, o que ajudou a difundir sua grandiosidade pelo mundo a fora. Parceria com Humberto Teixeira, Zé Dantas, Dominguinhos, dentre outros grandes nomes da música brasileira.
Com composições simplesmente fantásticas como "Asa Branca", em parceiria com Humberto Teixeira, Luiz Gonzaga consegue conquistar o povo brasileiro e entra para o seleto grupo de artistas de renome no país.Composição: Luiz Gonzaga / Humberto Teixeira
Quando oiei a terra ardendo
Qual a fogueira de São João
Eu preguntei a Deus do céu,ai
Por que tamanha judiação
Que braseiro, que fornaia
Nem um pé de prantação
Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
"Intonce" eu disse adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração
Hoje longe muitas légua
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar pro meu sertão
Quando o verde dos teus óio
Se espanhar na prantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu vortarei, viu
Meu coração
Com uma carreira muito longa e duradora, Gonzagão mostra todo o seu potencial ao manter-se entre os maiores nomes da música popular brasileira até os dias de hoje. Com uma discografia muito rica em relatos da cultura nordestina, Gonzaga conseque demonstrar o seu amor pela região onde viveu boa parte da sua vida, uma região muito castigada pela seca e pela negligência do poder público.
O forró universitário, que hoje é febre no país deve muito ao talento desse que foi um dos primeiros forrozeiros, aquele que ajudou a difundir pelo mundo a grandiosidade desse estilo musical.
Sem dúvidas a morte de Gonzagão em 02 de agosto de 1989, foi uma perda para a música popular brasileira, porém, Lua, cumpriu o seu papel na Terra, conseguindo chamar a atenção para uma região muito rica culturalmente e que estava esquecida, ou nem era reconhecida pelo Brasil.
Espetacular seu blog, e especialmente esse post, numa justa e merecida homenagem a essa verdadeira lenda da nossa música. Poucos conseguiram expressar a brasilidade tão bem quanto Luiz Gonzaga, que é um ícone da cultura nacional, e que tem que ser lembrado eternamente!
ResponderExcluirAbração
http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/
sem dúvida Luiz Gonzaga foi um dos ícones da nossa música popular. infelizmente muitos ainda não reconhecem o valor da sua obra, talvez pelo gênero que tocava. uma pena que muitos ainda tenham certos preconceitos relacionados a música. de qualquer forma o post é maravilhoso e digno do excelente músico que Gonzagão foi.
ResponderExcluirparabéns.
Vi seu blog em uma cominidade de blogs, e gostei muito :)
ResponderExcluirParabens peloo bom conteúdo que aqui é exposto, e parabens por ser tão democrático quanto ao tipo musical [se bem que o blog é justamente uma salada musical, mas tudo bem =D]
Luiz Gonzaga é mais um dos grandes nomes da música brasileira que é advindo do Nordeste.
Se parar pra analisar, os grandes nomes brasileiros vem dessa parte do país relegada a segunda categoria economicamente, mas riquissima culturalmente.
prova disso são nomes como Caetano, Gilberto Gil, Gal Costa, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Zeca Baleiro, e porque não Pitty e Ivete Sangalo tambem.
Mais uma vez parabens! :)
ps: eu sou nordestina, ou melhor baiana com grande orgulho! :D
Bem dessa Jeu!!
ResponderExcluirSe formos parar para pensar, o nordeste é exportador de grandes músicos realmente. Gil, Caetano, Elba, Pitty, Lenine, Nação Zumbi, Chico Science dentre outros vários...
=D
Cara, vi teu blog esses dias e achei fantástico. Posts muito bons
ResponderExcluirSempre que puder, estarei acompanhando aqui, e ja estou seguindo. Muito bom mesmo hein brow. Parabéns
E se você puder virar meu amigo virtual, agradeço, tenho poucos ainda.. =(
Abaços
Poxa cara, muito importante sua homenagem! Gonzaga é muito grande, poesia pura e arte de sobra!
ResponderExcluir02/08 é dia de saudade e boa musica
Abraços do Hippie
Seguindo